domingo, 26 de setembro de 2010

Círculos de Estudos: Estratégias para o Futuro de Sortelha (1)

De Março a Julho de 2007, um grupo de nove pessoas (seis de Sortelha, duas do Sabugal e uma da Covilhã) participou num denominado Circulos de Estudos financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português com o objectivo de se discutirem estratégias para um melhor futuro para Sortelha. Com estes círculos pretendeu-se contribuir para a preservação da memória colectiva das populações residentes, proporcionando-lhes condições para a sua fixação através de um desenvolvimento local sustentado e uma utilização regrada dos seus recursos naturais e patromoniais.
Em 1981 a população de toda a freguesia de Sortelha era de 833 pessoas, caindo para os 579 individuos nos Censos de 2001. Em vinte anos a população caíu cerca de 45%! As actividades económivas são essencialmente a agricultura, a pastorícia, a restauração, a tapeçaria, a construção civil, o comércio e as respostas sociais (centro de dia). Em 1991, o Instituto Nacional de Estatística calculou a taxa de actividade da freguesia de Sortelha em 27,4% e a taxa de desemprego nos 2,1%.
A criação dos Círculos de Estudo funda-se na teoria e experiências das chamadas “Comunidades de Práticas”, entendidas como um grupo de pessoas reunidas formalmente ou informalmente, ligadas pela paixão compartilhada por determinado assunto – neste caso, o futuro de Sortelha.

Este grupo de pessoas realizou um levantamento de situações e problemas, que passou por uma análise SWOT (ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos), bem como pela identificação de competências e de desafios estratégicos. Este estudo pretendia de alguma forma apontar linhas estratégicas de intervenção. Para enfrentar com sucesso os desafios do presente e do futuro, é fundamental dinamizar as pessoas que interagem com os processos de inovação e gestão do conhecimento. Assm, a proposta de trabalho que se apresenta consiste em identificar as áreas inovadoras e potenciadoras da Gestão do Conhecimento que poderão permitir, por um lado a resolução dos problemas identificados e por outro desenvolver os pontos fortes.

Análise SWOT de Sortelha:

No próximo post serão divulgados os desafios estratégicos a médio e longo prazo e as conclusões deste Círculos de Estudos, assim como se as acções foram implementadas e qual o seu impacto na dinamização do desenvolvimento de Sortelha.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Pintar Sabugal 2010 em Sortelha

O “ Pintar Sabugal 2010”, vai realizar-se este ano nos dias 17 e 18 de Setembro. Este evento surge já enraizado com uma cultura própria o “Pintar Sabugal”, que se realizou entre 2002 e 2009. Assim, no dia 17 de Setembro irá inaugurar-se a Exposição dos Quadros pintados em Vilar Maior e Aldeia da Ponte (Concurso Ó Forcão Rapazes) no ano anterior, que estarão disponiveis ao público até ao dia 18 de Outubro, no Museu Municipal do Sabugal. No sentido de alargarmos o Pintar Sabugal a todo o Concelho, com o objectivo de promover com a arte da pintura o património do Concelho do Sabugal, surgiu a ideia de descentralizar o Pintar Sabugal pelas Freguesias do Concelho, começando já no ano anterior em Vilar Maior, e também com a presença no Festival "Ó Forcão Rapazes" realizado em Aldeia da Ponte.

No dia 18 de Setembro, a Aldeia Histórica de Sortelha, vai acolher a 9.ª Edição do Evento, com a colaboração da Junta de Freguesia de Sortelha e apoio por parte de outras Entidades. O Pintar Sabugal 2010 quer ser uma jornada de cultura e o despontar, na juventude, novos talentos, com a possibilidade de trazer até ao Concelho do Sabugal pintores consagrados e outros desconhecidos. Pretende-se que esta actividade, se mantenha como um exemplo a seguir. Assim a ADES lançou já o desafio às crianças e jovens do Concelho do Sabugal no sentido de lhes proporcionar a possibilidade de iniciarem a arte da pintura (principalmente para aquelas com maior vocação), considerando o seu acompanhamento por pintores consagrados. Convidámos já um grupo de pintores , o GART - Grupo de Artistas de Amigos da Arte de Vila Franca de Xira, com Artistas consagrados, mas pretendemos também captar a participação de Artistas com ligações afectivas e familiares ao Concelho do Sabugal. Procuramos com o evento dinamizar as Artes Plásticas divulgando o ensino artístico para os mais jovens, pretendendo-se proporcionar aos que têm maior vocação pela arte da pintura a possibilidade de conviverem com pintores consagrados que os ensinam quer teóricamente quer na prática (Pintura ao vivo). Pretende-se assim, divulgar o Património Histórico, e as tradições do Concelho do Sabugal através dos olhares de Pintores Consagrados, de Pintores Amadores, pintores desconhecidos e também da Juventude, num são convívio de experiências únicas, através de jornadas de cultura de grande efeito e divulgação das nossas terras.