sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sortelha na LocalVisão TV

Veja uma reportagem sobre Sortelha na LocalVisão TV gravada dia 13 de Novembro.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sortelha vai ter um "caga notas"

Sortelha é uma das principais sala de visitas da Beira Interior, mas são muitos os seus visitantes que por vezes na altura de adquirirem alguma lembrança de Sortelha, puxam pela carteira e apenas o multibanco é o único meio de pagamento. Ora, o comércio local e bem tradicional não dispõe de equipamentos de pagamento automáticos e na freguesia não existe nenhum ATM (Máquina de Multibanco).

A Freguesia de Sortelha, está a exercer pressão junto de algumas instituições financeiras para colaborarem na instalação de uma dessas máquinas. Os contactos já desenvolvidos, projectam a sua instalação nos “Palmeiros”, na rua principal, pois esta é umas das exigências das instituições financeiras, que a máquina se situa numa via com grande movimentação e circulação de pessoas. Assim, não só os residentes e visitantes de Sortelha beneficiarão do ATM, mas também quem use esta via para passagem diária ou ocasionalmente. Será necessário construir uma pequena “casa” para albergar o dito cofre e colocar também uma mesa para os senhores de transporte de valores carregarem a máquina com as notas. No entanto, esta situação vem-se arrastando há já um ano e até lá, algumas compras se deixam por fazer…ou então, os visitantes sempre podem ir tentando levantar algumas pedras da calçada na esperança que esteja lá alguma nota!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Círculos de Estudos: Estratégias para o Futuro de Sortelha (2)

Na sequência do post anterior referente a este tema, os desafios estratégicos de médio prazo para Sortelha são:
- criação de uma estratégia de comunicação e divulgação do destino de Sortelha;
- consolidar Sortelha como marca de qualidade turística;
- fomentar uma estrutura gestora da oferta turística;
- fomentar acções de formação para os agentes económico-turisticos.

Em jeito de conclusão, as comunidades de prática seriam uma óptima iniciativa para levar a cabo a maioria destas estratégias, pois permitem a melhoria no fluxo de informações e de conhecimentos, práticas e experiências entre pessoas do mesmo domínio de conhecimento ou funções, o aproveitamento do tempo de maneira mais eficiente e possibilitam a descoberta de novos conhecimentos. No entanto, Sortelha, como a maioria das pequenas aldeias peca pela falta de participação social e politica da população na sua promoção, dificultando a criação de redes de cooperação entre os agentes.